Lactobacillus acidophilus associado a outros probióticos altera a microbiota de pacientes com câncer colorretal: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2022.131.0746Resumo
Objetivos: Microbioma é um fator importante para o desenvolvimento e progressão de câncer colorretal. O objetivo do trabalho foi realizar uma revisão sistemática para verificar se a administração de formulações alimentícias ou farmacêuticas contendo a bactéria Lactobacillus acidophilus, de forma isolada ou associada a outras bactérias e substâncias poderia alterar a microbiota intestinal em pacientes com câncer colorretal. Métodos: A revisão de ensaios randomizados comparou o uso de L. acidophilus versus placebo ou amostras de pacientes saudáveis sem intervenção. Resultados: Dois revisores independentes realizaram a busca e encontraram 1060 artigos, com a seleção preliminar de 22 artigos que foram lidos na íntegra e 04 artigos que foram incluídos na revisão sistemática. Os artigos incluídos trabalharam com formulações farmacêuticas contendo L. acidophilus associado com outras bactérias probióticas e fibras prebióticas. Os resultados demonstraram que a administração das formulações em pacientes com câncer colorretal foi por período inferior a 31 dias, passaram por colonoscopia ou ressecção cirúrgica tiveram alterações qualitativas e quantitativas da microbiota dos indivíduos incluídos em comparação com os indivíduos que receberam formulação placebo ou eram do controle saudável. Conclusões: As alterações encontradas demonstram que os probióticos tiveram a capacidade de modular a microbiota para um perfil próximo ao encontrado por pacientes saudáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).