Incidentes de segurança envolvendo medicamentos: caracterização das notificações em um hospital oncológico de Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2022.131.0730Resumo
Objetivo: Caracterizar e quantificar os incidentes de segurança relacionados a medicamentos notificados em um hospital especializado em oncologia, localizado em Porto Alegre, além de identificar o perfil dos pacientes mais acometidos por eles. Métodos: Estudo transversal, com coleta de dados retrospectiva. Foram analisadas notificações espontâneas de farmacovigilância, relacionadas a incidentes com medicamentos de 2018 a 2020, através de busca ativa no sistema institucional, por meio de documentos previamente confeccionados pelo serviço de farmácia e por prontuários eletrônicos. Foram excluídas as notificações que constavam em duplicidade. Os dados coletados foram agrupados em variáveis relacionadas aos incidentes notificados e às características do paciente, sendo realizada análise descritiva e realizado o teste de Qui-quadrado para verificar se existia associação entre frequências observadas dos anos do estudo (categorias) e a classificação das notificações de incidentes de segurança. Resultados: Foram analisadas 861 notificações, sendo 313, 327 e 221 referentes a 2020, 2019 2018, respectivamente. Incidentes com dano foram prevalentes, correspondendo a 87,3% (n=752) das ocorrências reportadas. As reações adversas a medicamentos (RAMs) associadas aos anos 2018 e 2019, relacionaram-se majoritariamente aos antineoplásicos. Houve uma diferença significativa entre as ocorrências dos incidentes relacionados a medicamentos ao longo dos anos. Quanto aos pacientes, a média de idade observada foi de 57,3 anos (± 14,1), com predomínio do sexo feminino e de neoplasias do sistema digestivo como o diagnóstico principal. Os antineoplásicos foram os medicamentos mais notificados, especialmente o paclitaxel. Conclusões: A ocorrência de incidentes com dano em centros de oncologia, especialmente RAMs é similar aos achados na literatura. Os resultados obtidos permitiram a descrição de problemas de segurança em um hospital brasileiro e poderão colaborar com o direcionamento de ações de farmacovigilância em serviços de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).