Avaliação da adesão de medicamentos orais em pacientes com dor oncológica em hospital de referência de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2020.112.0474Resumo
Objetivo: O objetivo deste trabalho foi descrever o perfil dos pacientes com dor oncológica em uso de opioides orais, avaliar a adesão terapêutica destes pacientes e identificar os fatores associados a ela. Método: Foi realizado um estudo transversal na Farmácia do Ambulatório da Dor do Hospital de Câncer de Pernambuco, durante o período de março a setembro de 2019. Os pacientes foram selecionados por conveniência e entrevistados uma única vez utilizando o Questionário de Aderência Medicamentosa Brief Medication Questionnaire (BMQ) para determinar a adesão e Formulário de Avaliação Clínico e Socioeconômico (FACS) para determinar o perfil socioeconômico, demográfico e clínico. Os dados foram analisados no programa SPSS. Resultados: No total, 46 pacientes foram entrevistados, com idade entre 19 e 82 anos, 59% não possuíam fundamental completo, 74% possuíam renda familiar menor ou igual a 1 salário mínimo e 71% classificados como não aderentes, sendo o domínio de não-adesão mais pontuado o de “recordação” (84%). Pacientes em uso de medicamentos de liberação controlada (p=0,0000352) e com melhores níveis de escolaridade (p=0,016) obtiveram melhores classificações de adesão no questionário BMQ. Conclusão: Através do estudo foi possível identificar uma alta incidência de pacientes não aderentes a terapia medicamentosa e seu perfil socioeconômico evidenciando a necessidade de intervenções políticas e institucionais. Devido à escassez de publicações, são necessários mais estudos para determinar fatores de adesão em pacientes com dor oncológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).