Avaliação do uso e análise de custo de nutrição parenteral para adultos em um hospital público
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2018.093.004Resumo
A Nutrição Parenteral (NP) é um medicamento potencialmente perigoso, de alto custo, indicado para pacientes em que a nutrição por via oral ou enteral não é possível, é insuficiente ou está contraindicada. Atualmente existem dois tipos de NP disponíveis. O sistema individualizado, manipulado em laboratório do próprio hospital ou terceirizado para clínicas especializadas, e o sistema de bolsas compartimentalizadas industrializado. Atualmente é fundamental que a aplicação dos recursos financeiros em saúde seja realizada de forma eficiente, considerando segurança, efetividade e economia. Assim, objetivo deste trabalho foi avaliar a efetividade da NP industrializada quanto à oferta de energia e realizar um estudo farmacoeconômico de custo minimização comparando as bolsas industrializadas e manipuladas. Para isso, foi definido o gasto energético total (GET) do paciente e em seguida determinada a adequação das prescrições de NP. Para análise de custo foi utilizado o valor da bolsa industrializada utilizada pelo paciente em relação ao custo hipotético caso a mesma formulação fosse manipulada. Foram identificados 28 pacientes e 296 prescrições de NP no período de estudo. As taxas de adequação das prescrições quanto ao GET foram de 39,3% no primeiro dia de tratamento, 34,6% no segundo, 44,65% nos demais dias de tratamento, e 33,33% no último dia. Quanto a análise de custo, o valor das bolsas industrializadas foi menor em relação as bolsas manipuladas (p<0,05). Foi verificado, portanto, que houve um alto índice de inadequação das prescrições de NP industrializadas e que as mesmas são mais custo efetivas para o hospital em questão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à JHPHS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para JHPHS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).