Avaliação econômica da implantação de dispensário eletrônico em unidade de terapia intensiva

Autores

  • Sabrina Beal Pizzato
  • Carine Raquel Blatt
  • Lucélia Hernandes Lima
  • Fernanda Viero Silveira Flores
  • Aline Lins Camargo

DOI:

https://doi.org/10.30968/rbfhss.2018.093.003

Resumo

Dispensários eletrônicos de medicamentos e materiais são sistemas automatizados de distribuição que permitem o controle e a manutenção de estoques descentralizados contribuindo para a segurança do paciente.

Objetivo: descrever o processo de implantação de dispensário eletrônico em unidade de terapia intensiva (UTI), estimar custos da implantação e tempo de retorno de investimento, comparando dados pré e pós-implantação.

Metodologia: coleta de dados referentes a custo, consumo e devolução de medicamentos e produtos para saúde (PPS), bem como estimativa do custo com mão de obra antes e após a implantação do dispensário e estimative do tempo de retorno de investimento.

Resultados: comparando-se os períodos pré e pós, o valor de consume de medicamentos e PPS teve redução média de 5,15% ao mês. Em relação à devolução de medicamentos em termos monetários observou-se redução média de 91,49% ao mês. O retorno do investimento ocorre em 20,1 meses.

Conclusão: a implantação do dispensário eletrônico demostrou redução dos itens consumidos e de devolução de medicamentos, contribuindo para redução de custos. Apesar do custo de investimento inicial o dispensário tem um retorno de investimento em curto/médio prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-09-30

Como Citar

1.
Pizzato SB, Blatt CR, Lima LH, Flores FVS, Camargo AL. Avaliação econômica da implantação de dispensário eletrônico em unidade de terapia intensiva. J Hosp Pharm Health Serv [Internet]. 30º de setembro de 2018 [citado 23º de fevereiro de 2025];9(3):e093.003. Disponível em: https://jhphs.org/sbrafh/article/view/381

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)