Potenciais interações medicamentosas em pacientes com doenças hematológicas atendidos em uma unidade pública de hemoterapia de Goiás

Autores

  • CRISTINA DE MELO CARDOSO ALMEIDA
  • MARIA ALEXANDRINA DE CAMPOS
  • NATHALIE DE LOURDES SOUZA DEWULF
  • PLINIO CEZAR DE ALMEIDA JUNIOR
  • PAULO CESAR CASCÃO

Palavras-chave:

Interações medicamentosas. Doenças hematológicas. Hemofilia. Doença de von Willedrand. Anemia falciforme.

Resumo

Objetivos: O objetivo deste estudo foi descrever a incidência de Potenciais Interações Medicamentosas (PIMs) entre os fármacos prescritos e automedicados de pacientes com doenças hematológicas atendidos numa unidade pública de hemoterapia.

Métodos: Foi realizado um estudo quantitativo transversal analítico em pacientes com doenças hematológicas no período de julho a novembro de 2014.

Resultados: Foram entrevistados 54 pacientes, maiores de 18 anos, a maioria do sexo masculino, com deficiência de fatores de coagulação, como a hemofilia e doença de von Willebrand, ou portadores de anemia falciforme, cadastrados e acompanhados no Hemocentro de Goiás. Do total de 246 medicamentos utilizados, 177 foram prescritos e 69 automedicados, com média de uso de 5 medicamentos por paciente e Desvio Padrão (DP) de 2,1. Observou-se que 88,9% dos pacientes apresentaram risco de ocorrência de IMs, com média de 5 interações por paciente (DP=3,6). Da análise de interações entre os medicamentos, com etanol, tabaco e alimentos identificou-se 224 potenciais interações, apresentando as reações adversas associadas às interações medicamento-medicamento e a automedicação relacionada às interações medicamento-tabaco como fatores de risco com significância. A classe de medicamentos com maior frequência de utilização foi do grupo de hematopoiéticos, sistema nervoso e sistema musculoesquelético, entre os dois últimos estão os analgésicos e anti-inflamatórios.

Conclusões: este estudo demonstra a alta incidência das PIMs no grupo estudado, ressaltando a importância da atuação do farmacêutico a fim de contribuir com a equipe multidisciplinar na redução de riscos proveniente da farmacoterapia..

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-03-11

Como Citar

1.
ALMEIDA CDMC, CAMPOS MAD, DEWULF NDLS, JUNIOR PCDA, CASCÃO PC. Potenciais interações medicamentosas em pacientes com doenças hematológicas atendidos em uma unidade pública de hemoterapia de Goiás. J Hosp Pharm Health Serv [Internet]. 11º de março de 2019 [citado 23º de fevereiro de 2025];8(2). Disponível em: https://jhphs.org/sbrafh/article/view/285

Edição

Seção

ARTIGOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)