Interações medicamentosas entre drogas mais prescritas em unidade de terapia intensiva adulta
Palavras-chave:
Interação medicamentosa, medicamentos, prescrições, UTI.Resumo
Objetivo: Identificar os fármacos mais prescritos e suas interações medicamentosas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), agregando conhecimento à equipe de saúde. Metodologia: O presente estudo observacional, retrospectivo e descritivo foi realizado nas UTIs Cardiológica e Geral de um Hospital do interior de São Paulo, analisando as prescrições médicas no período de janeiro a março de 2015, de pacientes com idade maior de 18 anos, de ambos os sexos, com tempo de internação maior que 24 horas e que tinham no mínimo dois medicamentos prescritos, excluindo prescrições de urgência e acrescentos. O estudo identificou os medicamentos mais prescritos, as interações medicamentosas possíveis entre eles e as classificou quanto ao seu grau de severidade. Resultados: Das 211 prescrições analisadas, 150 (71,1%) apresentaram alguma interação entre os fármacos mais prescritos. Em 7,6% das prescrições foram encontradas interações medicamentosas de gravidade maior, em 60,2% interações de gravidade moderada, em 3,3% interações de gravidade menor e 28,9% das prescrições não apresentaram interações entre os medicamentos mais prescritos. Conclusão: Os resultados obtidos nesse estudo auxiliam na avaliação das prescrições médicas de UTI, contribuindo com as equipes de saúde a fim de reduzir os riscos provenientes da terapia medicamentosa e otimizar os resultados desejados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).