Implementação de uma radiofarmácia hospitalar em um centro de imagem molecular: desafios, oportunidades e perspectivas
Resumo
O Centro Uruguaio de Imagem Molecular (CUDIM) é um empreendimento do país que visa atender às necessidades assistenciais de saúde na área da imagem molecular para doenças oncológicas, neurológicas e cardiovasculares, que até sua criação não contava com esta tecnología. Além dos fins de assistência, tem como objetivos a investigação de novos protocolos clínicos, o desenvolvimento de novos traçadores de PET, bem como a formação de recursos humanos nesta área. A existência de um centro que dispõe das áreas clínica e pre-clínica permite a combinação de objetivos de assistência, pesquisa e desenvolvimento. Isto requer equipamentos que permitam a síntese de radiofármacos, caracterização e controle de qualidade. Do ponto de vista de segurança e qualidade voltadas para o paciente, deve-se verificar os requisitos de radioproteção e qualidade farmacêutica. Até o momento, 68Ga-DOTA-TATE, 18F-2-flúor-2-desoxiglicose e 11C-metionina são produzidos, com a implementação recente de 11C-colina, 18F-flúor e 68Ga-gallgas. Outros radiofármacos estão em desenvolvimento. Os estudos de PET são financiados pelo Fundo Nacional de Recursos para toda a população do Uruguai. As indicações de radiofármacos têm sido protocoladas em Oncologia e Neurologia. O projeto, a implementação, a prática e o desenvolvimento da área de Radiofarmácia para fins de saúde, pesquisa e desenvolvimento requerem uma equipe multidisciplinar de profissionais com formação em Farmácia e experiência em Radioquímica-Radiofarmácia. O CUDIM é uma tentative de promover o desenvolvimento nacional e regional da imagem molecular, combinando esforços de todos aqueles que se identificam com esses objetivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).