Aplicação de ferramentas de rastreio de eventos adversos a medicamentos na gestão da assistência farmacêutica
DOI:
https://doi.org/10.30968/jhphs.2025.161.1266Resumo
Com a crescente preocupação global com a medicação sem danos, um método de detectar, manejar e evitar eventos adversos a medicamentos (EAMs) é por meio da aplicação de ferramentas de rastreio. Essas ferramentas consistem em rastreadores (gatilhos) que, quando identificados em prontuários, indicam um potencial EAM. Para facilitar a implementação das ferramentas, são apresentados aspectos gerenciais para seu uso e proposto um protocolo assistencial para a promoção da segurança medicamentosa. Recomenda-se a adoção de rastreadores que sejam flexíveis, compreensíveis e que não gerem custos adicionais ao serviço de saúde. Os profissionais envolvidos na triagem dos rastreadores e condução da análise de causalidade devem ser qualificados. Os indicadores de estrutura, performance, processos e resultados provenientes da aplicação de rastreadores podem apoiar a elaboração e atualização de protocolos para identificar, manejar, monitorar e minimizar os EAMs. Por fim, a avaliação e controle dos indicadores possibilita a adoção de ações preventivas e corretivas, retroalimentando o ciclo da assistência farmacêutica e promovendo a melhoria contínua na resolução de problemas relacionados à segurança medicamentosa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à JHPHS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para JHPHS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).