Atuação clínica de farmacêuticos na rede pública hospitalar de um município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.30968/jhphs.2025.161.1228Resumo
Objetivo: Analisar a atuação clínica de farmacêuticos hospitalares na rede pública de um município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Método: Estudo transversal descritivo com coleta de dados em entrevistas com farmacêuticos de hospitais públicos, pertencentes à rede municipal. Foi utilizado um questionário semiestruturado composto por perguntas de caráter sociodemográfico e sobre atividades clínicas. Além disso, incluiu-se uma questão aberta sobre os desafios para a realização dessas atividades, tendo as respostas gravadas e transcritas. As análises contemplaram estatística descritiva simples, utilizando a frequência absoluta e análise de conteúdo. Foram criadas categorias com base nas respostas, que incluíram: falta de integração com a equipe, infraestrutura e recursos humanos (RH) e capacitação. Resultados: Todos os hospitais do município foram incluídos no estudo. Dos seis farmacêuticos entrevistados, metade exercia atividades clínicas, enquanto os demais apontaram limitações, como falta de recursos humanos, espaço físico privativo e capacitação. Os resultados indicaram, ainda, que as atividades clínicas são frequentemente limitadas por estruturas organizacionais fragmentadas, pela falta de reconhecimento do papel do farmacêutico e que a formação acadêmica ainda se concentra em funções operacionais. Além disso, dentre os que realizam atividades de caráter clínico, foi identificada a ausência de um registro padronizado e a falta de estratégias de triagem de pacientes, como a priorização de casos mais críticos. Conclusões: Este estudo aponta a necessidade de implementação de estratégias promotoras da atuação clínica dos farmacêuticos nos hospitais investigados, assegurando suas contribuições no cuidado e segurança do paciente, no uso racional de medicamentos e na atuação efetiva na equipe de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à JHPHS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para JHPHS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).